SUCESSO E PRODUTIVIDADE

Comecei a empreender quando era adolescente ainda e nessa jornada até então, palavras como: objetivos e clarezas; disciplina; organização e produtividade; mindset; comportamento, entre algumas outras.
Logo, como já disse outras vezes, determinadas ferramentas (ou filosofia) de gestão podem ser aplicadas na nossa vida pessoal, no nosso cotidiano, e com isto, melhorar a nossa performance e resultados.
Assim sendo, uma dessas ferramentas e filosofia que adoto no meu dia a dia para aumentar a minha produtividade é o famoso 5 S´s:

1. Senso de utilização e descarte:significa utilizar recursos e materiais com bom senso e ainda, descartar (ou realocar) itens que são dispensáveis;

2. Senso de ordenação: está relacionado a importância de se ter todas as coisas disponíveis de maneira que possam ser acessadas e utilizadas imediatamente;

3. Senso de limpeza: envolve eliminar a sujeira, resíduos ou mesmo objetos estranhos ou desnecessários ao ambiente. Nesse caso também abrange, inclusive, aspectos subjetivos do ambiente como manter a transparência, a honestidade, a franqueza e outros valores importantes;

4. Senso de padronização e saúde: este senso tem como principal finalidade manter os 3 primeiros S’ (seleção, ordenação e limpeza) de forma que eles não se percam.

5. Senso de autodisciplina ou disciplina: esta etapa estará efetivamente sendo executada quando você, por exemplo, tiver fazendo o que precisa ser feito mesmo quando não houver a vigilância de outros.
E quanto a você, que área da sua vida está precisando ser aplicada um 5 S´s?
Já parou para refletir que esses princípios são aplicados no campo mental, ou seja, “limpar, trocar e organizar” algumas ideias e pensamentos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *